Equipe de Profissionais

Nossa equipe é formada por profissionais das seguintes áreas:

Coordenadora geral

Maria Aparecida da Silva

Realiza a gestão das finanças da instituição; captação de recursos; prestação de contas; administração dos bens; articulação com a rede de apoio. Exerce ainda a gerência dos serviços administrativos da instituição, como os relacionados à informação, comunicação, transporte interno, expediente, material, arquivo e outros, planejando, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando resultados, para assegurar tramitações rápidas de informação entre as diversas unidades, utilização adequada do material e processamento das demais atividades dentro da respectiva política de ação. 

Cursos de capacitação:

  • Abramd – Justiça Terapeutica e Uso de Drogas – Redução de danos
  • Cebrid - Psicofarmacologia
  • Caritas – Direitos Humanos e Mediação de Conflitos
  • Denarc – Prevenção ao Uso de Drogas
  • Amor Exigente – Aconselhamento familiar de dependente químico
  • UFSC – Prevenção do uso de drogas – capacitação para conselheiros e lideranças
  • Febract / Comad – Capacitação para comunidades terapêuticas
  • Febract / Unisal  - Capacitação do Termo de Atuação em Rede Programa Recomeço
  • Flact -  I Congresso Estadual de Politicas Sobre Drogas

Presidente 

Bernardo Julio Deleu Junior

Coleta e registra informações de apoio e suporte ao diagnóstico, inclusive o social, e ao acompanhamento terapêutico. Aplica e conduz diferentes técnicas terapêuticas prescritas e de reinserção social global. Atua em situações emergenciais, intervenções em caso de intoxicações, abstinência e seus desdobramentos. Atua em campanhas de esclarecimento à comunidade quanto ao uso de drogas, à valorização da vida saudável e preservação da integridade psicossocial. Participa na concepção, desenvolvimento e monitoramento de programas de redução de demanda de drogas e redução de danos. Auxilia diariamente os residentes nas suas atividades. Realiza aconselhamento, orientados pelos profissionais técnicos Orienta as famílias, durante as visitas aos residentes, para utilização adequada dos serviços disponibilizados pela entidade, acompanha os residentes em exames fora da instituição; realiza ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias de atendimento aos residentes; estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre as situações das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; desenvolve ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na recuperação dos dependentes.

Psicólogo

Eduardo Oliveira dos Santos

Psicólogo

Atendimentos psicológicos individuais e em grupo, elabora projetos terapêuticos, participa das alterações do cronograma de atividades e Plano de Trabalho, participa das reuniões da equipe multidisciplinar, facilita cursos aos acolhidos e aos membros da equipe multidisciplinar, faz atendimentos individuais com todos os membros da equipe multidisciplinar mensalmente quando solicitado, coordena o programa terapêutico da instituição, participa de cursos solicitados pelos convênios, gerencia a evolução de todos os acolhidos e seus respectivos prontuários, participa ativamente das tomadas de decisões das situações onde a equipe multidisciplinar solicite apoio, atualiza semanalmente a listagem de acolhidos e seus respectivos profissionais de referencia, gerencia todo os serviço prestado por terapeutas coordenadores conselheiros monitores e colaboradores, da apoio por telefone a equipe multidisciplinar quando não estiver na instituição, elabora atividades terapêuticas, faz atendimentos individuais com os familiares do acolhidos nos dias de visita, faz atendimentos por telefone aos familiares dos acolhidos quando necessário ou solicitado, e acompanha fiscalizações dos convênios ou órgãos públicos. 

Assistente Social

Jean Carlos Gomes Pereira 

Assistente Social 

Elaboração de projetos sociais, atendimentos individuais com todos os acolhidos quinzenalmente ou quando solicitado pelos mesmos e encaminha-os  aos órgãos competentes ou aos seus profissionais de referencia a fim de solucionar suas demandas, participação das reuniões da equipe multidisciplinar e das reuniões de estudo de caso, facilita atividades semanais com o grupo. Declarações e encaminhamentos para acolhidos quando solicitado, agendamento de pericia junto ao INSS, ligações para os acolhidos e familiares e resoluções de questões pessoais, e acompanha fiscalizações dos convênios ou órgãos públicos. Cadastramento no CADUNICO.

Orientador Sócio Educativo 

Thiago de Oliveira Martins

Acolhidos de nível avançado