Serviços prestados 

Através do Recanto Casa do Caminho, prestamos serviço no acolhimento de dependentes químicos do sexo masculino em regime de acolhimento voluntário. O tempo de acolhimento é de 6 meses, levando em consideração o plano de atendimento singular (PAS), priorizando a reinserção social que inicia no ato do acolhimento através da equipe multidisciplinar. 

Palestras de orientação

Dependência química e suas consequências, terapia racional emotiva, plano de prevenção à recaída, oficinas terapêuticas, dinâmicas de grupo, vídeo-terapia, orientação social, terapia cognitiva comportamental individual e em grupo e orientações aos familiares.

Reuniões de ajuda mutua

O objetivo básico é manter acesa no dependente químico a necessidade de vigilância que o tratamento tanto exige no que se refere ao seu comportamento, como em tudo que se refere a sua integração de um grupo o programa de 12 passos, dos grupos anônimos . Estas palestras tem o objetivo de introduzir o dependente químico na realidade de um programa voltado para o seu problema, desenvolvido por seus iguais, através de experiências acumuladas por mais de 60 anos de existência do mesmo. Fundamentalmente uma reestruturação de valores individuais, estas palestras têm como finalidade orientar o dependente químico a maneira de identificar suas dificuldades frente a adicção e como manter-se livres das drogas. 

Espiritualidade

Parte importante na aplicação do programa de recuperação, o reforço espiritual fortalece a crença em um Poder Superior, sem fazer alusão a qualquer religião, procurando preservar as convicções de cada individuo para redirecionar seus atos em função de valores espirituais como cada um entende e compreende.

Atendimentos e terapias individuais

O atendimento individual é semanal e realizado pelo psicólogo, pelo coordenador técnico, pelo serviço social, pelos conselheiros em dependência química, onde é avaliada a evolução do acolhido e realizados os devidos aconselhamentos de acordo com a necessidade do dependente químico através dos técnicos de referência e do acolhido.

Esportes e lazer

Fundamental para o fortalecimento do estado físico do dependente químico que na maioria das vezes está debilitado, a pratica de esportes visa também sua integração em grupos e lhe proporciona a visão real de que ele não necessita de substâncias psicoativas para obter prazer na diversão simples e saudável.

Promoção da sociabilidade e auto-cuidado

Execução de trabalhos de jardinagem, horticultura, cozinha, padaria e serviços manuais que tem como objetivo básico a integração do dependente químico em um grupo que visa atingir uma finalidade. Tem como retorno a valorização do próprio esforço e a segurança de conhecer-se capaz de executar qualquer tarefa sem a necessidade de qualquer estímulo químico. Utilizada ainda como reforço no processo de desintoxicação do organismo.

Manual de orientação da instituição

Fundamental no processo de adaptação a rotinas diárias onde o acolhido tem a oportunidade de se readaptar ao convívio entre os pares e reconhecer suas habilidades sociais e também a aplicá-las em seu cotidiano.

Saídas acompanhadas

Saídas assistidas pela equipe multidisciplinar aos grupos de ajuda mútua, grupos religiosos, academia, praia, cachoeira, rio para pesca e eventos em geral, que tem como finalidade mostrar ao dependente químico que ele é capaz de realizar atividades de lazer e cultura, sem fazer o uso de substâncias psicoativas.
Lembrando que estas atividades ocorrem após 1 mês  de acolhimento e são avaliadas pela equipe multidisciplinar e pelo próprio acolhido.