Metodologia
Tempo de Acolhimento:
O tempo de acolhimento é de 06 (seis) meses, podendo ser avaliado pela equipe multidisciplinar e pelo próprio acolhido, ou seja, o mesmo tem participação ativa em seu processo de acolhimento. Válido para adultos do sexo masculino maiores de 18 anos, em regime de acolhimento psicossocial voluntário mediante avaliação médica.
Atendimento e Terapia Individual:
O atendimento individual é feito por psicólogas e consultores em dependência química, onde são feitas a avaliação do tratamento e devidos aconselhamentos. Também usando o apadrinhamento, utilizado nos grupos anônimos, nossa equipe de trabalho proporciona aos acolhidos a escolha do membro da equipe em que mais se identifica, ajudando-o durante todo o período de tratamento e também no período de reinserção social.
Reuniões de ajuda mutua: O objetivo básico é manter acesa no dependente químico a necessidade de vigilância que o tratamento tanto exige no que se refere ao seu comportamento, como em tudo que se refere a sua integração de um grupo o programa de 12 passos, dos grupos anônimos . Estas palestras tem o objetivo de introduzir o dependente químico na realidade de um programa voltado para o seu problema, desenvolvido por seus iguais, através de experiências acumuladas por mais de 60 anos de existência do mesmo. Fundamentalmente uma reestruturação de valores individuais, estas palestras têm como finalidade orientar o dependente químico a maneira de identificar suas dificuldades frente a adicção e como manter-se livres das drogas.
Espiritualidade:
Parte importante na aplicação do Programa de Doze Passos, o reforço espiritual destina-se a fortalecer a crença em um Poder Superior, sem fazer alusão a qualquer religião, procurando preservar as convicções de cada um, de forma a redirecionar seus atos em função dos valores morais mais elevados.
Esportes e Lazer:
Fundamental para o fortalecimento do estado físico do acolhidos, na maioria das vezes debilitada, a prática de esportes visa também sua integração em grupos e lhe proporciona a visão real de que ele não necessita de substâncias psicoativas para obter prazer na diversão simples e saudável.
Oficinas Terapêuticas:
Execução de trabalhos de jardinagem, horticultura, artesanato e serviços manuais diversos, tendo como objetivo básico a integração do dependente químico em um grupo que visa atingir uma finalidade. Tem como retorno a valorização do próprio esforço e a segurança de conhecer-se capaz de executar qualquer tarefa sem a necessidade de qualquer estímulo químico. Utilizada ainda como reforço no processo de desintoxicação do organismo.
Normas de Moradia:
Fundamental no processo de recuperação, visa mostrar ao acolhido seus direitos e seus deveres, regras e normas, aprendendo também a aplicá-las em suas vidas diárias.
Apresentação dos 12 Passos
Ressocialização assistida
Orientação da família co-dependente
Acompanhamento pós-tratamento